popcorn

Popcorn – O almanaque dos filmes de Rock

Garry Mulholland, crítico musical fez uma análise das produções do cinema de cada década em torno do rock e publicou os resultados da sua pesquisa no livro Popcorn – O almanaque dos filmes de rock .

popcorn

Popcorn: Fifty Years of Rock’n'Roll Movies

Em Popcorn, além de um estudo e análise ele também faz uma espécie de homenagem aos filmes clássicos, aos filmes B e ao cinema trash sobre rock & roll. O ponto principal de tudo isso é chegar à essência dos filmes e fazer o leitor pensar no por que deles serem importantes ou não.

Mas não é aquele livro cheio de termos típicos da crítica que é especializada no assunto. Parece ser uma boa leitura para todos os interessados e curiosos nos dois meios que mais influenciaram gerações, o cinema e o rock.

O bacana é que todos os filmes citados no livro tem uma espécie de ficha técnica com cotação, qual foi a crítica dada a ele, alguma frase do diálogo que seja marcante e nos resumos que encontrei pela internet o autor tem uma forma sintética de definir cada filme, mas não é por isso que deixa de ser engraçado.

A história começa em 1956 e vai até 2009, ou seja, conta 53 anos da história dos filmes de rock. Com títulos antigos como Expresso Bongo de Val Guest de 1957 e mais recentes e conhecidos como a Escola de Rock de Richard Linklater de 2003 mas que todos conhecem como “o filme do Jack Black”.

Coloquei aqui os videos com trechos de alguns filmes que estão na listagem do livro.

Rock e cinema:

Expresso Bongo

Sem Destino (Easy Rider)

The Doors 

Stardust

Os embalos de sábado a noite (Saturday Night Fever)

Isto é Spinal Tap (This is Spinal Tap)

Hairspray

Escola do Rock (The School of Rock)

Eu sei que ta aí um livro que eu pretendo ler e acredito que irei me divertir um montão!

Curtiu o post? Estes também são bem legais:

Não comentou ainda? DEMOROU!!!