piteco

Piteco e o mito da caverna de Platão

O mito da caverna é uma das famosas parábolas escritas por Platão, filósofo grego. Simplificando, a idéia consiste em pessoas vivendo em uma caverna que acreditam que o mundo real é aquilo que aparece na parede, sombras enviadas pela única fresta de luz existente, e que lutam contra qualquer um que diga o contrário.

Abaixo uma história em quadrinhos do Piteco, personagem de Maurício de Sousa, que capta perfeitamente a essência do que Platão queria dizer.

Curtiu o post? Estes também são bem legais:

21 opiniões sobre “Piteco e o mito da caverna de Platão”

  1. Eu, pessoalmente, adorei. É uma versão simplificada, onde tudo da certo. Mesmo assim é ótimo! É feito especialmente para reflecção. E como _a já disse, é uma chave filosófica para as mentes fechadas da infâcia atual. Eu também concordo com Lígia. A parte que ela fala que o fim do mito e uma adaptação dele para o atual compactua perfeitamende com pessoas fechadas em si mesmas e que assistem muita televisão, que consequentemente são mais consumistas, isoladas e que acabam achando que aquela realidade é a verdadeira.
    Platão era um gênio, pois mostrou toda essa alienação num pequeno mito.
    A! Tem um site no youtube que fala que as pessoas eram guardadas por carcereiros, que exibiam formas de objetos. As pessoas, que não conheciam nada além daquilo, não fugiam. O primeiro que fugiu e tentou levar o conhecimento foi chamado de filósofo.

  2. É fácil criticar o que não se conhece minha gente… uma parábola escrita há quase 2500 anos atrás e que até hoje nos resguarda um infindável conteúdo com vários aspectos para refletirmos. Exemplo da reflexão feita por Platão nos dias de hoje é a sociedade atual ALIENADA aos modismos e parâmetros impostos pela mídia; a RESISTÊNCIA à adaptação de novos hábitos para ao menos retardar os iminentes impactos ambientais que ocorrerão com o planeta…
    A tira do Maurício de Souza nos mostra esse lado crítico e atual do Mito, deixando-nos a porta aberta para novas reflexões e dando-nos um show de criatividade.

  3. hahahaha doutor gabriel, o sábio. o mito da caverna foi exposto por platão há alguns milhares de anos atrás, no meio mais parecido com ‘um livro’ que existia na época.

    antes de criticar o valor dos quadrinhos como ferramenta educativa, reflita sobre o impacto positivo que esse tipo de mensagem tem na formação das crianças brasileiras.

  4. Meu deus, meu cerebro quase fritou com tanta cultura… Pqp, o pior e ver que tem uns animais que acharam isso o maximo… Por isso q o Brasil ta essa M: falta de cultura.. Vamo ler um livro de verdade minha gente!!

  5. Puts, lembro dessa tirinha, de moleque. Ela foi redesenhada? O traço parece melhor agora do que na minha lembrança.

  6. sinceramente ainda não entendi! sabe como é essas coisas de filosofia misturadas com piadas @_@

    se tivesse alguns números quem sabe eu pegava a idéia!!!

Não comentou ainda? DEMOROU!!!