O Espetacular Homem Aranha

O Espetacular Homem Aranha | The Amazing Spider Man

O Espetacular Homem Aranha? Acho que O Tedioso Homem Aranha ou O Enfadonho Homem Aranha poderia ser títulos muito melhores.

O Espetacular Homem Aranha

O Espetacular Homem Aranha

Não que os filmes anteriores do Aranha fossem um primor, mas dessa vez infantilizaram demais a história. Se você tem 17 anos tudo o que espera é ver na telona de um cinema o seu herói preferido. Às vezes você tem 40 e quer a mesma coisa, mas deveria ter vergonha na cara para não cair mais nessas armadilhas de Hollywood.

Estou aqui tentando encontrar algo interessante para falar sobre O Espetacular Homem Aranha mas tudo o que consigo pensar é que é chato, cansativo, devagar e que não tem absolutamente nada de novo para contar. “A história não contada” já tinha sido sim contada mais de uma vez e se não foi esqueceram de colocar neste filme.

O roteiro tem um problema muito comum hoje em dia: é muito complicado para crianças e adolescentes idiotas e muito infantil e bobo para adultos como eu. E é melodramático demais até mesmo para filmes de amor adolescentes. Não se engane pelo trailer, o filme é bem fraquinho.

O Espetacular Homem Aranha | SPOILERS!

O que mais me impressiona é que o roteiro foi assinado por James Vanderbilt (Zodiac), Alvin Sargent (que ganhou dois Oscars e foi indicado para um terceiro) e Steve Kloves, quem adaptou os filmes do Harry Potter. Não que esse último seja uma boa referência, mas é impressionante como essa combinação resultou em um filme tão vazio de emoções e sem personalidade. Eu senti uma certa falta de respeito com o espectador.

Caralho, todo mundo precisava mesmo saber que o Homem Aranha é Peter Parker? O Homem Aranha sobe um prédio e tira a máscara. Ele desce e tira a máscara. Vai lutar contra bandidos e tira a máscara. Senta no metrô e tira a máscara. Alguém explica para os roteiristas do filme o motivo de um herói dos quadrinhos usar máscara?

O filme parece que acontece totalmente à noite e isso normalmente é desculpa de orçamento reduzido para a parte de computação gráfica, e o Lagarto é mais esquisito que assustador com aquela boca de Coringa de filme ruim do Batman. O uniforme do nosso herói parece muito com o dos quadrinhos, mas parece que não foi feito sob medida para o ator principal. Na maioria das cenas ficava tudo sobrando. 215 milhões de dólares de orçamento desperdiçados, como assim?

Nem a primeira transformação do Lagarto aparece. 215 milhões de dólares e as cenas de CGI são uma porcaria e o roteiro pior ainda. Alguém me explica? A frase “com um grande poder vem uma grande responsabilidade” não está no filme e mostra que não importa o quanto de dinheiro Hollywood tenha para gastar, responsabilidade passa longe.

E os adolescentes de quase 30 anos? Sério. Andrew Garfield tem cara de moleque mas vai completar 28 anos. Emma Stone tem 23 e parece no filme muito mais velha que ele. Ambos interpretando adolescentes de 17 anos. Andrew Garfield até faz bem seu papel, que é fraco e não dava para ele tirar muita coisa, não dá para culpá-lo. O melodrama cerca todo o roteiro e em alguns momentos parece que ate na hora da ação o sentimento de tristeza impera.

A Marvel deveria pegar os direitos e fazer um Homem Aranha do seu jeito, com ação e humor e quase nada de melodrama, vazio como foi o filme Os Vingadores. O Homem Aranha é um dos personagens mais divertidos dos quadrinhos e se transformou num dos personagens mais mornos e sem graça do cinema. Ou você não se lembra mais do Peter Parker emo em Homem Aranha 3?

Não sei quem me disse que a Sony precisava fazer logo um filme do Cabeça-de-Teia antes que perdesse os direitos para a Disney (a atual dona da Marvel). Não acredito muito nisso pelo tamanho e importância da Sony, mas também não duvido muito disso.

O Espetacular Homem Aranha vale o 3D?

Ah, eu tirei os óculos 3D logo nas primeiras cenas e só fui colocá-los novamente em duas partes do filme: quando aparecem uns ratos de computação gráfica e nas lutas entre o Aranha e o Lagarto.

Minha dica é não ver no cinema, não vale a pena, espere passar em alguma Sessão da Tarde, vai doer menos.

Curtiu o post? Estes também são bem legais:

6 opiniões sobre “O Espetacular Homem Aranha | The Amazing Spider Man”

  1. Lembrando apenas q o drama esta inserido no homem aranha, o homem aranha foi quem “ajudou” a matar seu tio, e sua namorada e quem botou em risco todos seus amigos e familia varias vezes, mas ele nao pode deixar de ser o homem aranha pq ele sabe da sua responsabilidade, sabe q se eh ruim com ele, sera muito pior sem ele, esse é o brilho do aranha

  2. Eu gostei cara… o unico problema mesmo foi ter feito algo alguns anos depois da ultima trilogia… tava muito cedo pra isso! a cena com o Stan Lee eh impagavel

  3. Rapaz. Concordo com tudo que você disse. O filme é chato pra caramba… uma tremenda decepção. Acho que a bilheteria recorde só se justifica pelo Hype criado pelo marketing e o incentivo dado pelo sucesso recente de Os Vingadores.

Não comentou ainda? DEMOROU!!!