osx lion thumb

Como criar um disco de boot do OS X Lion

[wide]disco de boot os x lion[/wide]Uma das reclamações e maior medo dos usuários de Mac é o fato do novo sistema operacional OS X Lion não ter unidade física (um DVD de instalação). O que não é exatamente um problema, pois eu comprei o meu e copiei para um DVD normalmente.

Para fazer uma instalação limpa ou para ter um disco de segurança caso aconteça algo com o seu Mac você precisa de uma cópia em mídia. Coisa que é bem fácil.

disco de boot os x lion

Como fazer um disco de boot/instalação do OS X Lion:

IMPORTANTE
Quando você baixa o OS X Lion direto da App Store ele pede para fazer a atualização automática. Ok, você pode fazer isso, só que o sistema deletará imediatamente o arquivo baixado e você precisará baixar novamente (sem custo extra). Para gravar o OS X Lion em um DVD ou pendrive USB você precisa que ele esteja em algum lugar do seu computador, óbvio.
  • Baixe o Lion da App Store. O arquivo de instalação deverá aparecer na pasta Aplicativos (Applications);
  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo e vá para “Show Package Contents“. Contents > SharedSupport e procure por um arquivo chamado “InstallESD.dmg“.
  • Abra o Disk Utility e arraste o arquivo DMG para a barra lateral esquerda do programa. Insira um DVD no seu computador e mande queimar. Pronto, você não precisa fazer mais nada a não ser esperar, a não ser que você queira gravar o OS X Lion em um pendrive;
  • Para colocar o OS X Lion em um pendrive conecte-o ao seu Mac, vá ao Disk Utility e procure-o na barra lateral esquerda. Vá para a aba Partition (Partição) e selecione “1 Partition” no menu. Escolha “Mac OS Extended Journaled)” à esquerda;
  • Clique em Options, logo abaixo e escolha “GUID Partition Table“. Você precisará selecionar essa opção para transformar o USB em disco de boot. Clique aqui para ver. Aperte o botão Apply quando terminar de formatar o pendrive (isso apagará tudo o que tiver dentro dele);
  • Clique na aba Restore, selecione o arquivo InstallESD.dmg e escolha o drive USB como destino. Clique em Apply e pronto, seu drive de boot estará pronto;
  • Reinicie o computador e aperte a tecla Option quando ouvir aquele som característico de quando o Mac inicia você poderá fazer o boot pelo DVD ou pelo pendrive.

Com um disco de boot nas mãos você poderá instalar o OS X Lion, usar o Utility Disk, recuperar backups do Time Machine, e basicamente tudo mais o que você fazia com os sistemas operacionais antigos. Saiba que quando o Lion é instalado ele cria sozinho uma partição de recuperação para você não precisar do DVD. Mas é sempre mais seguro ter um disco de boot caso o problema seja maior.

Ah, se você não quer ter tanto trabalho saiba que a Apple colocou à venda um pendrive com o OS X Lion para instalação, por 69 dólares (contra os 29 dólares da versão para baixar). Ou pode ainda usar o Lion Recovery Disk Assistant. A escolha é sua.

[Via Lifehacker]

Curtiu o post? Estes também são bem legais:

5 opiniões sobre “Como criar um disco de boot do OS X Lion”

  1. Na listagem de apps que você já comprou (purchased), pressione a tecla “option” e clique no ícone do leão do lion. No próprio ícone, pois o botão não é possível de ser clicado. Na nova tela que abre, pressione “option” novamente e clique em “Install”. Ele vai baixar o lion novamente. ;)

Não comentou ainda? DEMOROU!!!