fracasso bilheteria batman foto

Bilheteria | O Cavaleiro das Trevas Ressurge perde para o Batman de Tim Burton

Os estúdio comemoram os recordes de bilheteria que os blockbusters tem atingido, ano após ano. Mas o motivo para esse lucro ter aumentado nos últimos anos tem uma explicação muito simples: O aumento do preço dos ingressos.

fracasso bilheteria batman foto

Apesar do lucro dos estúdios crescer a quantidade de espectadores nos cinemas diminui a cada ano. As pessoas estão deixando de ir ao cinema, com a comodidade de ter o filme em casa para assistir. Eu mesmo sou um exemplo vivo desse comportamento. Se em 2003 eu assisti a 103 filmes no cinema (quase um filme a cada três dias), em 2012 eu devo ter ido umas seis ou sete vezes ao cinema.

Pra quê eu vou gastar meu rico dinheirinho com filmes ruins se eu posso conferir a qualidade deles sem sair de casa, e de graça?

E essa fuga do espectador dos cinemas tem se refletido nas bilheterias ano após ano. Tanto que Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge terá 10 milhões de pessoas a menos indo ao cinema para assistí-lo, comparando com Batman (aquele do Tim Burton, de 1989).

A matemática do sucesso surge quando se compara os preços dos ingressos: 4 dólares em 1989 e 8 dólares em 2012. Batman (1989) vendeu 62.9 milhões de ingressos enquanto O Cavaleiro das Trevas Ressurge vendeu 50.6 milhões de ingressos, até agora. Esse número ainda pode crescer, mas o hype já passou. Para você ter uma idéia o sucesso dos verão americano foi Os Vingadores, com 76 milhões de ingressos vendidos.

Aumentar o preço dos ingressos para ter lucro na bilheteria.

Era perceptível que O Cavaleiro das Trevas Ressurge teria um apelo menor com o público em geral, já que O Cavaleiro das Trevas tinha o incontestável apelo do Heath Ledger (atores mortos costumam chamar a atenção do público), deixando clara a diferença entre sucesso financeiro e interesse do público.

Agora deixem suas fascinantes percepções sobre o assunto nos comentários, por favor. Fonte: CinemaBlend.

Curtiu o post? Estes também são bem legais:

Não comentou ainda? DEMOROU!!!